Doenças reumáticas
 

Febre reumática: doença reumática, inflamatória, de origem auto-imune, que se desenvolve em resposta a infecções (geralmente amigdalites) pelo estreptococo beta hemolítico. Afeta freqüentemente as articulações, daí sua inclusão para estudo entre as doenças reumáticas, embora as complicações graves mais freqüentes sejam cardíacas (alterações das vávulas cardíacas e do miocárdio) e, em menor freqüência, neurológicas e dermatológicas.

Fibromialgia: doença que engloba uma série de manifestações sendo a principal uma condição dolorosa generalizada e crônica. Pode se acompanhar de distúrbios do sono, cefaléia, fadiga, indisposição. A etiologia ainda é desconhecida, mas seu aparecimento tem sido relacionado a eventos estressantes ou traumáticos, lesões repetitivas e outras doenças.

Lupus Eritematoso: doença auto-imune, caracterizada pela formação de auto-anticorpos e manifestações de inflamação disseminadas ou localizadas, mediada por mecanismos imunológicos. Existem 3 tipos de lupus: a forma discóide (limitada à pele e caracterizada por inflamações cutâneas na face, nuca e couro cabeludo), a forma sistêmica (disseminada por todo o organismo, mais frequentemente nas articulações, nos rins, na pele, e no cérebro) e a forma induzida por drogas e medicamentos.  É uma doença pouco freqüente que predomina em mulheres jovens. 

retorna