Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Resumo de Reunião Clínica
 
 Data Supervisor
17.05.2007 Dr. Abram Eksterman

Uma senhora de quase 70 anos foi internada com um quadro de ascite. Veio proveniente de outro hospital com o diagnóstico de cirrose hepática, que não foi confirmado pelos exames realizados na enfermaria. Foi, então, iniciada pesquisa para tuberculose peritoneal e neoplasia, abdominal ou pélvica, no meio da qual a paciente foi retirada do hospital por uma das filhas mediante a assinatura de um termo de responsabilidade. Nos atendimentos feitos pelo membro da equipe de Psicologia Médica associada à enfermaria ficou evidente a ansiedade, da paciente e de suas filhas, em relação ao fato do diagnóstico de cirrose hepática não ter sido confirmado. Esse pareceu ter sido o motivo pelo qual a paciente foi retirada do hospital antes de ter sido concluída a pesquisa diagnóstica.    

 

O tema da discussão foi a ansiedade relacionada ao diagnóstico. Abordou-se, inicialmente, a ansiedade da equipe médica em consolidar o diagnóstico e seus reflexos, sempre prejudiciais, para a relação da equipe com o paciente. Em seguida, discutiu-se a ansiedade, em pacientes e familiares, relacionada com o recebimento do diagnóstico. Foi apontado que essa ansiedade está, geralmente, relacionada a fantasias, na maior parte das vezes terríficas, que paciente e/ou familiares têm em relação à doença, o que reforça a importância do processo de elaboração do diagnóstico a ser conduzido pela equipe assistencial. No caso em discussão, a paciente e suas filhas recusavam a realidade do diagnóstico não ser cirrose hepática, e existia um importante grau de ambivalência na relação delas, não tendo sido possível o trabalho de elaboração.
Finalmente, foi ressaltado que o atendimento aos familiares pode prevenir conseqüências psicológicas adversas, como a depressão e o luto patológico, após o falecimento da paciente, principalmente quando o grau de ambivalência nas relações é alto.
     

retorna