Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Resumo de Reunião Clínica
 
 Data Supervisor
10.08.2006 Dr. Sergio Costa Almeida

Um homem de pouco mais de 30 anos veio ao hospital trazido por familiares por não estar se alimentado e por estar muito emagrecido. Internado, seu aspecto era cadavérico, quase em caquexia. Foi preciso colocar-lhe fraldão por não estar conseguindo deambular. Os exames confirmaram a suspeita de ser portador de HIV, além de apresentar um quadro de tuberculose disseminada e candidíase oral. Apesar da precariedade de seu estado geral, seu comportamento era querelante, por vezes agressivo e sempre desconfiado. Recusava a alimentação e a toda hora dizia querer voltar para casa de tios, onde vivia desde sua separação conjugal. Usou sempre de evasivas ao falar sobre as circunstâncias de seu adoecimento, deixando a suspeita de ter sido fruto de experiências homossexuais. Apesar do descrédito inicial da equipe, o paciente melhorou e saiu de alta em bom estado geral. Como sempre se mostrou pouco envolvido com seu tratamento, saiu deixando a dúvida se daria continuidade ao mesmo.
Contou
ter sido criado pelos avós paternos ao ser abandonado pela mãe com apenas alguns meses e pelo pai não mostrar nenhum interesse em dele cuidar. Casou-se com pouco mais de 20 anos com uma conhecida sua, mãe solteira apesar de ainda ser adolescente na época. Com ela teve uma filha e um relacionamento tumultuado por infidelidade de ambas as partes e separações.

Discutiu-se, inicialmente, a possível relação entre a precariedade social inicial do paciente, caracterizada pelo seu quase total desenraizamento decorrente do abandono precoce dos pais, e a precariedade em sua organização mental, caracterizada por traços paranóides e uma importante dificuldade em estabelecer vínculos. A dificuldade do paciente aderir ao tratamento foi correlacionada com estes elementos históricos. Também relacionado ao tipo de funcionamento mental do paciente, foram discutidos aspectos contratransferenciais presentes no caso e decorrentes da indução iatrogência do paciente, a todo momento induzindo a equipe a desistir dele.

retorna