Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Resumo de Reunião Clínica
 
 Data Supervisor
08.09.2005 Dr. Decio Tenenbaum

Uma mulher de pouco mais de 50 anos foi internada para retirada da vesícula biliar (colecistectomia) devido à presença de cálculos biliares (colelitíase). A sua postura passiva e fatalista diante dos fatos da vida, "tudo entregando nas mãos de Deus", era marcante e presente desde sua separação conjugal, há mais de 10 anos. Seu estado de ânimo era depressivo e idéias agourentas estavam  presentes em sua fala em decorrência de um desejo inconsciente de morrer, que foi o foco do atendimento da Psicologa Médica. Com o evoluir do trabalho psicológico deste material, a paciente pôde relatar ter feito algumas tentativas de suicidio após a separação conjugal. A paciente foi operada com sucesso e o pós-operatório transcorreu sem complicações

A discussão foi iniciada com o aprofundamento teórico sobre a escolha, corretamente feita, do foco da atenção psicológica deste caso. Foi ressaltado que o impacto emocional acarretado por este tipo de tema costuma provocar no terapeuta reações de “apoio”, isto é, estímulos pseudo-psicológicos para que o paciente passe a gostar da vida ou, então, veja as coisas de forma diferente. Frisou-se que essas técnicas de apaziguamento são totalmente ineficazes. A importância do terapeuta entrar no tema do paciente reside no fato de que a ação psicológica eficaz para diminuir este tipo de tensão interna está em ajudar o paciente a falar do assunto porque assim transporta-se o material do processo primário para o processo secundário de pensar. Essa é a base de toda transformação psíquica e da ampliação da consciência.
Outro ponto abordado na discussão foi o estado depressivo da paciente: um quadro de luto patológico aberto com a separação conjugal e possivelmente relacionado com perdas importantes no passado da paciente.
A reunião foi encerrada com uma discussão sobre o papel psicológico das figuras divinas e das figuras diabólicas.

retorna