Sobredeterminação
 

Definição
Fato de uma formação inconsciente, seja sintoma, sonho, ato falho, delírio etc, ter vários fatores determinantes.

Histórico
Esta concepção dinâmica é bastante precoce na compreensão freudiana da vida mental. Já em 1895, no texto Estudos sobre a Histeria (Edição Standard Brasileira da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vol. II, Ed. Imago, R.J.), Freud descreve os sintomas histéricos como sendo formados a partir de diferentes elementos traumáticos que convergem na formação do sintoma. E em seu A Interpretação dos Sonhos (idem, vol. IV) diz que “cada um dos elementos do conteúdo manisfesto do sonho é sobredeterminado, representado diversas vezes nos pensamentos latentes do sonho”.

Clínica
Os elementos inconscientes (conteúdos latentes) se organizam em seqüências diferentes, cada uma das quais com a sua coerência própria, mas para alcançarem a consciência se agrupam seguindo as leis do inconsciente: deslocamento, condensação e considerações de representabilidade. Assim, o conteúdo manifesto sempre apresenta diferentes, mas não ilimitados, níveis de interpretação.
Portanto, toda e qualquer formação do inconsciente é resultante de um compromisso entre diferentes cadeias de material inconsciente.

retorna