Organoneurose ou Neurose de Órgão ou Somatização

 Definição

Termo introduzido Felix Deutsch (1884-1964) no artigo Psychoanalyse und Organkrankheiten” (Schweizer Archiv fuer Neurologie und Psychiatrie, vol. VIII, 1922)  para descrever uma das condições nas quais o funcionamento fisiológico de um órgão ou de um sistema do organismo é alterado por influência psicológica.

 

Histórico

O conceito de organoneurose de Felix Deutsch segue a formulação proposta por Freud no artigo de 1910 A concepção psicanalítica da perturbação psicogênica da visão (Ed. Stand das Obras Psicológicas Completas de S. Freud, Ed. Imago, RJ), no qual ele diferencia duas formas de alterações do funcionamento normal do organismo por influência psicológica: a conversão histérica, na qual a alteração funcional é a expressão de um conflito psicológico, tendo, portanto, um significado inconsciente específico expresso em linguagem corporal, e

aquelas nas quais a influência psicológica se dá sem um significado inconsciente específico. Na época, Freud considerava que o segundo tipo de alteração se dava por uso inadequado da função, mas hoje em dia sabe-se que interferência psicológica sem significado inconsciente específico se dá através do mecanismo do estresse.

 

Pierre Marty e Peter Sifneos desdobraram o conceito de organoneurose em pensamento operatório e alexitimia.

 

Clínica

A distinção entre conversão e somatização é fundamental na atividade clínica já que cada uma exige uma abordagem diferente.