Mulher / mãe fálica

Definição
Mulher cujo funcionamento mental se organizou centrado na primazia do falo, atributo masculino que caracteriza a fase fálica do desenvolvimento libidinal.

Histórico
A imagem de uma mulher com pênis está presente na arte de diferentes origens, nos sonhos e nas fantasias.
Em diversos momentos de sua obra, Freud assinala que a fantasia infantil de uma mulher com pênis não é algo
raro no desenvolvimento da sexualidade.

Clínica
O conceito da mãe fálica designa uma atitude materna peculiar para com o(a) filho(a), que pode ser observada desde a gestação: o(a) filho(a) representa algo vital para a mãe, o atributo mais importante da vida dela, portanto psicologicamente inseparável.

A relação que se estabelece entre a mãe e o bebê não é uma relação diádica, pois a mãe não está na relação para o desenvolvimento do seu bebê. É o bebê que deve satisfazer a necessidade psicológica da mãe de ter algo de intenso valor narcísico. Qualquer quebra dessa situação é capaz de desencadear a rejeição materna.

Trata-se, portanto, de uma patologia da relação diádica com importantes repercussões na organização mental do filho.

O conceito de mulher fálica designa uma atitude feminina peculiar, caracterizada por relações polarizas na oposição fálico/castrado e nas quais predominam questões de poder e a desvalorização do elemento masculino.

Nos homens, a fantasia da mulher fálica está presente no fetichismo e em outras situações clínicas relacionadas com a angústia de castração.

retorna