Homeostase / Alostase
 

Definições
Homeostase (do grego hómoios = semelhante; stasis = estabilidade): Estado de equilíbrio necessário para o melhor funcionamento dos organismos vivos. Homeostasia designa o processo através do qual os organismos vivos mantém constante (homeostase) seu meio interno.

Alostase (do grego allos = diferente; stasis = estabilidade): designa a condição de constante modificação do meio interno dos organismos vivos.

Histórico
Em 1932, Walter B. Cannon (1871-1945), médico fisiologista norte-americano, realizou os primeiros estudos sobre  as reações adaptativas do organismo às emoções e criou o conceito de homeostase para designar a propriedade  dos organismos vivos de regular o seu ambiente interno através de mecanismos inter-relacionados de regulação por retroalimentação.

Cannon considerava que o funcionamento orgânico dependia do equilíbrio, isto é, de uma condição interna estável, por ele designada de homeostase. Atualmente, a concepção de que os mecanismos de autorregulação buscam uma condição interna estável, a homeostase, está sendo substituída pela compreensão de que esses mecanismos buscam a eficiência do organismo em um meio interno que está em constante modificação, que é conhecida como alostase.

Clínica
Esses mecanismos de autorregulação estão envolvidos com a síndrome de adaptação geral descrita por Hans Selye.

retorna