Resumo da Reunião Clínica
 

Uma mulher de pouco mais de 40 anos, mãe de um casal de filhos e divorciada, foi internada para investigação diagnóstica de quadro clínico formado por vômitos, diarréia e manchas avermelhadas na pele. O atendimento psicológico foi solicitado pela equipe de enfermagem por temer que a paciente abandonasse o tratamento. A paciente relatou que os sintomas apareceram 3 meses, durante viagem de passeio longamente programada com seu namorado para visitar a família dele no nordeste. Ela começou a passar mal, com vômitos e diarréia, no segundo dia de viagem. Foi levada para um hospital onde esqueceu de informar que é alérgica desde criança a corante amarelo e a alguns tipos de antibióticos. Após 3 dias de tratamento seu rosto inchou, surgiram as manchas avermelhadas, principalmente nas pernas, e ela ficou muito aflita, com medo de morrer. Com isso, ela e o namorado voltaram para o Rio de Janeiro e ela foi aqui internada. Durante a internação em nosso hospital apresentou um único episódio de vômitos após comer as frutas trazidas pelo namorado.
A paciente separou-se do marido com os filhos ainda bem pequenos devido à maneira rude que o marido a tratava. Os filhos foram criados pelo marido “porque não tinha como sustentá-los” e vivem com ele até hoje. Ela mantém contato principalmente telefônico com eles e se ressente do distanciamento deles, embora o marido a consulte até hoje sobre questões relacionadas aos filhos. A paciente continua internada.


A partir da constatação de que se trata de mais um caso de fracasso no êxito, pois a sintomatologia funcional surgiu justamente no momento em que a paciente estaria realizando um desejo longamente acalentado, procedeu-se ao exame psicodinâmico, o qual evidenciou a ambivalência da paciente como o elemento psicodinâmico mais relevante do caso. Foi observado que a ambivalência, presente em todas as relações da paciente, também estaria presente no esquecimento em informar sobre a própria alergia, pois foi o que provocou a piora do quadro clínico e, consequentemente, a interrupção da viagem e na relutância em se tratar observada pela enfermagem. A discussão foi encerrada após o debate sobre o tipo e os objetivos da atuação da Psicologia Médica nesse caso.