Resumo da Reunião Clínica
 

Um homem de quase 60 anos, solteiro, sem família e aposentado, foi internado para investigação de intensa cefaléia frontal, de início repentino e recente. O atendimento da Psicologia Médica foi solicitado porque o paciente estava muito retraído na enfermaria.
Nascido em cidade pequena de área rural, perdeu o pai por volta dos 2 e a mãe aos 4 anos. Não teve nenhum interesse pelos estudos, tendo cursado apenas o primário; até os 16 anos viveu com uma avó cuidando de gado. Veio para o Rio após o falecimento desta avó e aqui uma tia, freira, arranjou-lhe um emprego em uma instituição onde trabalhou e morou a vida toda. Durante os exames foi constatado um importante sangramento frontal e presença de metástases cerebrais. O paciente veio a falecer dias depois.

Inicialmente, discutiu-se a conjugação de limitações afetivas precoces com desenvolvimento intelectual precário e ausência de ambições existenciais, resultando em uma boa adaptação a uma vida institucionalizada.
Os elementos contratransferenciais decorrentes do impacto emocional sofrido pela terapeuta ao atender o paciente com essas características foram objeto de debate no final da reunião.