Resumo da Reunião Clínica
 

Um homem de trinta anos, de cabelos longos e aloirados artificialmente, com busto de silicone, solteiro, aidético, foi internado com um quadro de dispnéia aos grandes esforços e tosse produtiva com escarros esbranquiçados, que evoluiu para escarros hemoptóicos e febre vespertina de 40° C. Filho único de seus pais, mas com irmãos por parte de mãe e de pai, foi criado primeiramente por um tio e depois pelos avós maternos porque sua mãe faleceu quando ele estava com três meses. Sofrendo de Doença de Chagas, ela sabia que a gravidez seria uma sobrecarga cardíaca arriscada e mesmo com indicação médica para abortar preferiu dar a luz ao filho a sobreviver. Voltou a viver com o pai aos 6 anos, mas só ficou até a adolescência devido à violência dele e por nunca ter se sentido aceito pelos meio-irmãos. Desde então vive no Rio de Janeiro afastado de toda a família.
Inicialmente arredio, durante seus atendimentos ele só se referiu a si mesmo no feminino e levou alguns dias até a terapeuta deixar de fazê-lo no masculino. Em virtude de seus amigos trabalharem e por estar afastado de seus familiares desde a adolescência, quase não recebia visitas na enfermaria; por ter esquecido o carregador de seu telefone celular, sentia-se só e isolado. Seu estado de humor mudou ao receber um telefonema de um de seus meio-irmãos, também homossexual, que soubera que ele estava internado e ambos marcaram de se reencontrar após a alta.

O primeiro tema a ser abordado na discussão foi a mudança na atitude da terapeuta diante do paciente. Ao passar a tratá-lo como ele o fazia diminuiu a tensão presente inicialmente na relação terapêutica possibilitando o estabelecimento do vínculo terapêutico, que retirou o paciente do isolamento em que se encontrava e o ajudou a rever seu distanciamento dos familiares, em parte motivado por auto-estigmatização. Em seguida, a contratransferência e alguns aspectos presentes na psicodinâmica da homossexualidade foram debatidos.

retornana