Resumo da Reunião Clínica
 

Um homem branco de sessenta anos, separado, vivendo sozinho em um barraco de chão de terra batida, sem contato com os familiares e os filhos há muitos anos, foi internado para investigação diagnóstica com um quadro de dificuldades em deambular, fraqueza nas pernas e muitas dores lombares. Além disso, também era portador de hiperplasia prostática que o obrigava a usar uma sonda vesical permanentemente.
Ao conhecer sua psicóloga descobriu o corpo para mostrar sua genitália, para ele pequena e motivo de vergonha e sofrimento, e a sonda vesical. Disse estar sendo muito bom para ele estar no hospital devido às dificuldades que enfrenta por viver sozinho e sem trabalhar há quase dois anos. Em seguida, contou alguns eventos de sua infância difícil, vivida longe dos pais em colégios internos porque o pai, enciumado da mãe, resolveu puni-la afastando os filhos dela. Falou sobre maus tratos e abusos, inclusive sexual, que o deixaram muito sensível, inseguro, complexado e explosivo, sempre pensando em suicídio. Seu discurso era confuso e algo pueril; durante a internação apresentou pelo menos um episódio alucinatório, no qual visualizou um mostro peludo, de cara horrenda, que rugia e mostrava os dentes (sic), seguido de pavor noturno. Conseguiu receber razoavelmente bem o diagnóstico de infecção pelo HTLV1 com mielite e saiu de alta para dar continuidade ao tratamento em regime ambulatorial.

O exame do caso apresentado foi iniciado pela discussão da possível etiologia do quadro regressivo do paciente, se psicológica ou neurológica. Em seguida, foi ressaltada a acuidade terapêutica da psicóloga em reorganizar o funcionamento mental do paciente através da construção de um vínculo diádico.

retornana