Resumo de Reunião Clínica
 

Uma mulher de pouco mais de cinqüenta anos sofreu um espasmo em uma hemiface e internou-se para se submeter a tratamento cirúrgico. Alérgica a conservantes, a paciente apresentou grave episódio alérgico ao se alimentar com refeição fora da dieta recomendada, sua cirurgia foi suspensa e recebeu alta para fazer tratamento de dessensibilização para poder ser anestesiada. Durante sua curta permanência na enfermaria contou as tragédias de sua vida de uma maneira distante e com pouca emoção: tornou-se a filha mais velha de doze irmãos com a morte da irmã mais velha quando tinha um ano; perdeu a mãe, de quem sempre foi muito ligada, recentemente (quinze dias); aos dez anos foi violentada por um tio, episódio que escondeu dos pais e só revelou à mãe pouco antes dela falecer; perdeu o pai (alcoólatra) aos treze anos; precisou fugir com seus filhos de seu marido, que a espancava e, como é muito freqüente em mulheres vítimas de violência sexual, não consegue ter prazer sexual.

A partir do embotamento afetivo da paciente, evidenciado na sua dificuldade de expressar certos sentimentos, discutiu-se o elemento psicodinâmico central, foco do atendimento da Psicologia Médica: a sucessão de maus tratos na vida da paciente. Como foi comum em sua vida, também na enfermaria ela foi maltratada: não recebeu a alimentação adequada, que resultou em uma crise alérgica grave e saiu de alta, do ponto de vista psicológico, precocemente, antes de ter elaborado a experiência de risco de morte que havia acabado de passar. Foi interrogado se não teria ocorrido a indução iatrogênica característica da síndrome de eutanásia, que no caso poderia ser entendida como decorrente do desejo de reencontrar a mãe recentemente falecida.
Por fim, foi lembrado que a alexitimia que Peter Sifneos estudou em pacientes portadores de doenças orgânicas nada mais é do que o mecanismo defensivo de embotamento afetivo que ocorre com muita freqüência em pessoas que viveram ou vivem situações de extrema violência, psicológica ou social.

retorna