Resumo de Reunião Clínica
 

  

Um homem de sessenta anos, portador de Doença de Grower, vem sendo acompanhado em regime ambulatorial pela Dermatologia e pela Psicologia Médica. Muito aflito com sua doença e com a não melhora da sintomatologia, constituída essencialmente de prurido nas áreas afetadas, vinha tendo um comportamento insistente, querelante e irritadiço com a equipe médica, já tendo inclusive sido mudado de médico por conta deste seu comportamento (vide 03.05.07). Queixava-se de tudo e de todos, principalmente da falta de atenção de seus familiares, pelos quais se sentia isolado, e dos médicos. Tinha a mesma atitude com a psicóloga: queixava-se da pouca atenção recebida por ter pouco tempo para falar, sempre exibia suas lesões que não melhoravam e tinha grande dificuldade em aceitar o término das sessões, as quais eram tomadas pelo tema da não melhora de sua doença. Apesar do receio de piorar, resolveu viajar para visitar a mãe, muito enferma e bastante idosa, por medo de também dela não conseguir se despedir, como ocorrera na doença e morte do pai. E voltou com significativa melhora sintomatológica. O prurido e as lesões dermatológicas praticamente desapareceram e seu estado de humor modificou: muito menos ansioso, nada irritadiço e nem querelante. Desde que voltou da viagem está se reaproximando das filhas. O receio de que suas dificuldades sexuais (ejaculação precoce) o impeçam de encontrar uma nova companheira tem sido o tema mais presente em suas sessões.

 

Na discussão do caso, inicialmente ressaltou-se a significativa melhora somática e psicológica do paciente com a visita à mãe: diminuída a ansiedade edípica relativa à perda da mãe, houve diminuição do estresse levando à remissão da sintomatologia. Com a diminuição da ansiedade, outros temas se apresentaram à consciência, e o primeiro deles foi o relativo às dificuldades na esfera da sexualidade. Embora ainda não tenham sido elucidadas as circunstâncias do adoecimento, surgiram indícios de que a provável crise existencial iniciada há quatro anos, no bojo da qual apareceram os sintomas dermatológicos e o quadro ansioso, tem relação com o possível início da andropausa. O fato de a sexualidade ter se tornado um problema patogênico para o paciente confirma, mais uma vez, a estreita relação entre certas doenças dermatológicas, como a alopecia, o vitiligo, o prurido generalizado e a psoríase, e conflitos na esfera da sexualidade.

Os aspectos contratransferenciais relacionados ao tipo peculiar de transferência amorosa com marcantes traços orais presentes no caso também foram discutidos.