Resumo de Reunião Clínica
 

Um homem de pouco mais de 40 anos, casado, com fraqueza e dormência nos pés e nas mãos, além de dificuldades em deambular, reinternou-se por reagudização de uma polirradiculoneuropatia desmilinizante inflamatória crônica, doença auto-imune de etiologia não conhecida. Nascido no nordeste, começou a trabalhar ainda garoto, logo após perder o pai. Sempre foi um homem voluntarioso e decidido. Mesmo casado, manteve sua vida boêmia e farrista, com uso regular de bebidas alcoólicas, brigas e vários casos extra-conjugais. Sua doença começou no meio de uma crise conjugal desencadeada pelo comportamento adolescente de sua filha, que estava começando sua vida amorosa. Enquanto o pai tentava controlar a filha, a mãe a protegia e deixava que fosse a festinhas e namorasse. Veio para o Rio em busca de tratamento e, com o seu afastamento, sua mulher se envolveu com outro homem e o casal acabou se separando. Ao internar-se, estava muito angustiado com a piora de seu estado físico e com sua situação conjugal. Este último tema esteve presente em todos os atendimentos da Psicologia Médica, pois ainda estava com muita raiva de sua ex-mulher. Aos poucos  foi revendo seu casamento, sua maneira de se relacionar com seus filhos e com sua ex-esposa, chegando a dizer: “Eu passei a vida toda preocupado apenas em botar comida na mesa e dar o necessário para a minha família, mas acho que deixei de dar o principal”. O paciente reagiu muito bem à medicação ministrada e saiu de alta, com remissão sintomatológica, para acompanhamento ambulatorial.

Este caso serviu para se pensar mais uma vez na relação que pode ser observada entre a ocorrência de problemas psicológicos e a eclosão de doenças ligadas ao sistema imunológico, atualmente entendida como decorrente da ação dos mecanismos do estresse eclodindo fragilidades orgânicas individuais.
Como foi feito neste caso, o objetivo da Psicologia Médica é sempre diminuir os elementos psicológiocos estressores através do processo de elaboração, que para este paciente eram a  separação conjugal e as fantasias incestuosas com a filha .

retorna