Resumo de Reunião Clínica
 

Um homem com mais de 50 anos, casado há mais de 30 anos, bastante emagrecido, internou-se devido a um quadro de insuficiência cardíaca congestiva descompensada. Diabético, hipertenso e alcoólatra de longa data. Por nunca ter seguido um tratamento adequadamente, já apresentava retinopatia diabética e insuficiência renal crônica. Contou que a diabete apareceu após perder a filha, de 24 anos, com câncer. Nos atendimentos, falava como um malandro, fazendo graça de tudo e sempre contando uma piada; dizia não se arrepender de nada do que fez. Apesar deste comportamento, demostrava um certo receio em sair de alta por temer não se cuidar adequadamente em casa, onde a esposa ou a mãe sempre faziam comidas que não podia comer.

A discussão girou em torno da dificuldade em se atender um paciente com este tipo de funcionamento mental, no qual predominava a defesa maníaca. O livro de Michael Balint “Thrills and Regressions” foi lembrado por justamente desenvolver uma maior compreensão sobre certos estados mentais que misturam excitação, medo e regressão, e que estão presentes em pacientes que apresentam dificuldade em se deparar com a gravidade seu estado de saúde.
Falou-se sobre a especificidade do diálogo clínico neste caso, que estaria ligada ao objetivo da Psicologia Médica de otimizar o tratamento clínico trazendo o paciente para o compromisso terapêutico. Foram citados alguns elementos psicológicos que, quando presentes no campo terapêutico, tanto por parte da equipe quanto do paciente, costumam atrapalhar, às vezes impedir, o tratamento clínico: transferências não resolvidas, agressividade, masoquismo, induções iatrogênicas, falta de apoio familiar etc)

retorna