Resumo de Reunião Clínica
 

Uma mulher de 48 anos, casada, de estatura mediana e obesa (130 kg), de aparência descuidada e sempre de cara fechada, parecendo estar sempre contrariada, foi internada para se submeter à tireoidectomia parcial por apresentar um quadro de hipotireodismo com bócio multinodular. Proveniente do ambulatório, onde vinha sendo clinicamente preparada para a cirurgia, ao chegar à enfermaria apresentou um quadro hipertensivo que levou três semanas para ser controlado e a paciente poder ser operada sem maiores riscos. Foi nesta época que iniciou seu acompanhamento por um membro da equipe de Psicologia Médica do C.M.P. associada à enfermaria.
Nesta fase de seu atendimento, o tema principal de suas conversas foi seu constante estado de alerta e a necessidade inconsciente de a tudo controlar, notadamente os eventos ligados à sua cirurgia e ao relacionamento com seu marido. A paciente teve um per e um pós operatórios sem maiores complicações e solicitou a continuidade de seus atendimentos psicológicos após a alta da enfermaria.
Nesta nova etapa de seu acompanhamento pôde rever e modificar sua relação conjugal belicosa e, devido ao falecimento recente de sua mãe, vem tentando elaborar a difícil relação que havia entre as duas.

Discutiu-se ampla e profundamente o tema do tratamento psicoterápico, realizado em hospitais, a pacientes somáticos.

retorna