Resumo de Reunião Clínica
 

Uma jovem foi internada para avaliação de uma paraplegia posterior à lesão de coluna lombar. Constatada a compressão medular por estilhaços ósseos localizados no canal medular, e mesmo com ínfimas chances de recuperação devido ao tempo transcorrido, a equipe resolveu operar a paciente para descompressão medular e diminuição da sintomatologia álgica. A cirurgia foi realizada com sucesso e, como previsto, houve apenas uma leve recuperação da força muscular.
Devido ao clima muito tenso, dissimuladamente agressivo, entre a paciente e sua mãe, que a acompanhava na internação, foi indicado atendimento psicológico a ambas, realizados por dois profissionais diferentes da equipe de Psicologia Médica associada à enfermaria. A paciente apresentava inúmeras queixas e acusações de maus tratos da mãe e uma relação muito próxima com o pai, enquanto que a mãe, por seu lado, sentia-se culpada por não ter conseguido evitar o acidente e nutria uma raiva da filha por esta não seguir seus conselhos.

Discutido o jogo de identificações projetivas cruzadas entre a paciente e sua mãe por conta do ódio recíproco, foi ressaltada a importância de se desfazer esta situação psicológica por ser ela um complicador para a continuidade do tratamento desta paciente, que irá precisar de um longo acompanhamento médico e fisioterápico e precisará contar com e aceitar o apoio de sua mãe para realizá-lo. Se este clima regressivo não puder ser expresso e razoavelmente elaborado (individualmente), um quadro depressivo grave poderá sobrevir neste grupo familiar comprometendo todo o tratamento.

retorna