Resumo de Reunião Clínica
 

Uma mulher de 68 anos, diabética, aposentada e viúva, sofreu um infarto agudo do miocárdio logo após assistir a uma missa quando em viagem de passeio a uma cidadezinha do interior e lá ficou internada por 5 dias até poder ser transferida para o Rio. Achava que foi o calor que a fez passar mal. Veio ao hospital para avaliação cardiológica e precisou ser imediatamente internada. Ficou mais ou menos um mês na enfermaria e teve 16 sessões com um dos membros da unidade de Psicologia Médica do C.M.P. integrada à equipe desta enfermaria. Inicialmente dócil e com o humor tendendo ao polo depressivo, seu relato girou em torno de suas “tristezas”, as perdas que teve em sua vida: os pais, o marido e, há 4 anos, sua filha. Parecia não ter-se refeito de nenhuma destas perdas, principalmente a da filha, falecida aos 44 anos. Achava que o infarto deveu-se a essas perdas que lhe “apertam o coração”. Perdeu a mãe cedo e foi criada pelo pai e por uma tia. O pai bebia muito como o marido, também morto. Ao surgir a possibilidade dela ter que se submeter a uma angioplastia, fica com medo de se operar e passa a querer ir embora do hospital. Seu estado de humor vai ficando irritadiço e algo desconfiado, reclamando de quase tudo: de estar internada, da medicação, dos exames e, principalmente, da dieta que estava começando a fazer. Ansiosa para voltar para casa, diz que lá não fará a dieta de forma tão rigorosa. A cirurgia não se fez necessária e, ao receber alta, a paciente concorda que seria melhor levar um vida “mais leve” e conta como será sua fantasia para o próximo carnaval.

Na discussão foram levantadas algumas hipóteses sobre o estado de humor depressivo da paciente, indubitavelmente ligado às suas perdas, principalmente a de sua filha. Ficou-se em dúvida se seria um quadro de luto patológico relacionado à morte da filha ou se o quadro depressivo seria anterior a esta perda e por ela exacerbado.
Sobre o acompanhamento psicológico em si, foi ressaltado a pouca disponibilidade da paciente, habilmente conduzida pela terapeuta.

retorna