Resumo de Reunião Clínica
 

Uma bonita mulher de 42 anos, casada há 17 anos, uma filha de 17 e um filho de 15 anos, foi internada com alopécia areata difusa. Professora, mais velha das 5 filhas e única a ainda residir em sua cidade natal, perto de seu pai e de sua madrasta. Perdeu a mãe quando com 14 anos. Há um mês e meio apresentou candidíase vaginal e há vinte dias sofreu uma perda abrupta de todos os cabelos e pelos do corpo acompanhada de parestesia nas pernas e mãos, manchas hipercrômicas nas axilas e pontas dos dedos. Todos os exames realizados estavam dentro dos limites normais de variação.  
Triste com a mudança em sua aparência, contou o quanto se orgulhava da beleza dos seus cabelos e usava um pequeno chapéu para disfarçar a ausência deles. Estava aflita com seu estado de saúde, preocupada com o fato dos exames estarem normais e com medo de não descobrirem o que tinha e acabar morrendo.
Contou que sua vida é bastante atribulada em sua cidade, pois além de lecionar e cuidar da casa e dos filhos, ajuda o marido em seu comércio nos finais de semana, mas começou a ficar estressada ao notar a "intimidade" que o marido tinha com a esposa do sócio. Relatou o quanto sofreu ao acompanhar o adoecimento da mãe logo depois que esta soube que o marido (pai da paciente) a estava traindo. A mãe acabou morrendo meses depois, aos 43 anos. A paciente estava com muito medo de ter o mesmo destino. Por uma destas coincidências da vida, a paciente estava com a mesma idade e passando pela mesma situação que sua mãe passou. Só faltava a morte para a identificação ser completa.

A discussão partiu da compreensão psicodinâmica de que uma situação real serviu como gatilho para a reativação da perda materna e da culpa edípica correlacionada empurrando a paciente para uma identificação mortal. Inicialmente, abordou-se a relação entre o aparecimento de fenômenos psicossomáticos e problemas havidos no estabelecimento dos vínculos afetivos básicos. Os trabalhos de Melanie Klein sobre a relação mãe-bebê, de John Bowlby sobre o vínculo de apego e Michael Balint sobre as falhas básicas foram lembrados como seminais no estudo da importância da relação diádica na estruturação do espaço de segurança, fundamental para o desenvolvimento do ego e para o funcionamento dos ritmos homeostáticos do organismo.
Foi ainda lembrado que, sendo o envoltório do corpo, a pele é também o elemento de contato com o ambiente e o mais importante instrumento erótico, servindo freqüentemente como palco para a expressão de conflitos. O conceito de sexualidade, assim como as diferenças entre narcisismo e vaidade, sobrevivência biológica e sobrevivência psicológica também foram discutidos. A reunião encerrou-se realçando a importância do vínculo terapêutico como instrumento adequado para se interromper este tipo de identificação.

retorna