Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

História do Centro de Medicina Psicossomática


Originário da Divisão de Medicina Psicossomática, fundada pelo Prof. Danilo Perestrello, na Primeira Cátedra de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro), no Serviço do Prof. Clementino Fraga Filho.

Dirigiu-a até o ano de 1976, quando se afastou por motivo de doença. Assumiu o Prof. Abram Eksterman, seu principal discípulo e colaborador. Este último, em 1962, havia fundado no Serviço do Prof. Carlos Cruz Lima da Santa Casa (Segunda Cátedra de Clínica Médica da UFRJ), um setor de orientação equivalente, associando-se ao Prof. Perestrello a partir de 1965, fundindo-se os setores.

O Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica passou a ser um Serviço componente e independente do Hospital Geral da Santa Casa do Rio de Janeiro a partir de 1985 e tem sido responsável por assistência psicológica especializada, por cursos de Psicologia Médica regulares, em nível de graduação e pós-graduação no âmbito da UFRJ; por reuniões clínicas regulares de discussão da tarefa assistencial; por cursos de aperfeiçoamento e educação médica continuada. Tem realizado grande número de pesquisas e muitos trabalhos científicos foram publicados. Uma síntese desses trabalhos encontra-se no livro do Prof. Danilo Perestrello, “A Medicina da Pessoa”, editado em 1974 e já na quarta edição. O Centro tem participado de inúmeros Congressos Médicos nacionais e internacionais, para os quais tem levado sua experiência. Vários cursos e conferências foram ministrados em outros estados, podendo-se afirmar que tem influenciado o ensino de Psicologia Médica em todo o Brasil, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento de uma nova atitude, humanista e integral, na prática médica.

Em 1965, foi quem mais contribuiu para a organização da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e o Prof. Danilo Perestrello foi aclamado, na ocasião, seu primeiro presidente. Em 1967 organizou a Primeira Reunião Nacional de Medicina Psicossomática, na Academia Nacional de Medicina, tendo como especial convidado para presidi-la o renomado Prof. Michael Balint, de Londres, pioneiro mundial do estudo sistemático da estrutura da tarefa médica.

Em 1978, com a transferência de serviços clínicos da UFRJ para o novo Hospital Universitário da Ilha do Fundão, o Prof. Abram Eksterman, desde 1976, regente da Disciplina de Psicologia Médica da Escola de Medicina da F.T.E. Souza Marques, abriu o Centro para o ensino dessa Escola, e ao mesmo tempo, estágio clínico e internato para estudantes de Medicina. Além disso, permitiu o estágio para alunos e graduados de Psicologia, Assistência Social e Enfermagem. Ao mesmo tempo, ampliou o elenco de serviços, associando-se a grande número de Enfermarias do Hospital Geral da Santa Casa. Inicia idênticas associações com outros Hospitais do Rio de Janeiro. Em 1979, transforma-se em Centro de Medicina Psicossomática.

Em 1982, realiza-se a Primeira Jornada Interna de Medicina Psicossomática do Hospital Geral da Santa Casa, com a presença de eminentes professores e especialistas e cerca de cento e cinqüenta assistentes. Na ocasião é o Prof. Abram Eksterman homenageado com placa comemorativa por seus vinte anos dedicados ao desenvolvimento da Medicina Psicossomática no Hospital Geral da Santa Casa, placa fixada na mesma sala onde em 1968 fora homenageado, pela mesma razão, o Prof. Danilo Perestrello, pelos dez anos de pioneirismo na área Psicossomática.
Em 1983, desenvolve, associado ao Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, o Primeiro Curso de Especialização em Psicologia Médica, pioneiro no país, tendo mais de quarenta alunos.

Em 1985, torna-se o Serviço Componente do Hospital Geral da Santa Casa do Rio de Janeiro.

Em 1997 é inaugurada sua sede oficial e uma biblioteca homenageando o Prof. Danilo Perestrello. Conta hoje com uma equipe de cerca de vinte profissionais voluntários e oitenta alunos o que permite assistência em Psicologia Médica a quinze unidades do Hospital.

 


Danilo Perestrello

 


Clementino Fraga Filho

 

Abram J. Eksterman

 


Michael Balint
(1896 - 1970)