Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Metapsicologia
 

Definição
Literalmente, significa além da psicologia. Termo empregado por Freud designar a sua maneira de compreender vida mental.

Histórico
Em 1915 Freud escreveu uma série de artigos sobre os principais pontos conceituais desenvolvidos por ele até então. Esta série de importantes artigos foi por ele nomeada de Metapsicologia (Edição Standard da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vol XIV, Ed. Imago, R.J.) e se caracterizou por apresentar para cada um dos conceitos uma compreensão que envolvia sempre três pontos de vista: o topográfico, o econômico e o dinâmico.

a) O ponto de vista topográfico: derivado do termo grego que significa descrição minuciosa de uma região, e utilizado na Medicina para a descrição anatômica de qualquer parte do organismo, foi empregado por Freud para descrever os sistemas constituintes da mente e suas “posições” em relação à consciência.

Freud considerou a consciência como o sistema mais superficial, ao qual os conteúdos situados “abaixo” da superfície a ele poderiam chegar através de um ato da atenção. Estes conteúdos formariam o sistema Pré-Consciente (PCs). Mais “profundamente” estaria situado o Inconsciente (Ics), sistema cujos conteúdos não teriam acesso à consciência apenas por um ato da atenção. Cada um desses sistemas teria suas características próprias de funcionamento, as quais engendram a dinâmica mental.

Em 1923 Freud propos uma nova topografia mental (Segunda Tópica) que encampou a anterior e ficou conhecida como Teoria Estrutural. A mente seria constituída por três sistemas: o Ego, o Id e o Superego, também com características próprias de funcionamento que criam a dinâmica mental.

Atualmente os termos consciente e pré-consciente são utilizados apenas no sentido descritivo, enquanto que inconsciente continua possuindo sentido descritivo e dinâmico.

b) O ponto de vista econômico estuda as vicissitudes da energia mental dentro da mente.

c) O ponto de vista dinâmico postula a existência de “forças” psicológicas dentro da mente, cada uma delas com uma origem, um objeto e um objetivo. Desta compreensão é que adveio a Teoria do Conflito de Freud.

retorna