Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Sobredeterminação
 

Definição
Fato de uma formação inconsciente, seja sintoma, sonho, ato falho, delírio etc, ter vários fatores determinantes.

Histórico
Esta concepção dinâmica é bastante precoce na compreensão freudiana da vida mental. Já em 1895, no texto Estudos sobre a Histeria (Edição Standard Brasileira da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vol. II, Ed. Imago, R.J.), Freud descreve os sintomas histéricos como sendo formados a partir de diferentes elementos traumáticos que convergem na formação do sintoma. E em seu A Interpretação dos Sonhos (idem, vol. IV) diz que “cada um dos elementos do conteúdo manisfesto do sonho é sobredeterminado, representado diversas vezes nos pensamentos latentes do sonho”.

Clínica
Os elementos inconscientes (conteúdos latentes) se organizam em seqüências diferentes, cada uma das quais com a sua coerência própria, mas para alcançarem a consciência se agrupam seguindo as leis do inconsciente: deslocamento, condensação e considerações de representabilidade. Assim, o conteúdo manifesto sempre apresenta diferentes, mas não ilimitados, níveis de interpretação.
Portanto, toda e qualquer formação do inconsciente é resultante de um compromisso entre diferentes cadeias de material inconsciente.

retorna