Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Sexualidade
 

Definição
Série de excitações e de atividades, presentes desde a infância, voltadas para o desenvolvimento da identidade, das experiências afetivas e do relacionamento humano em geral

Histórico
Primeira via de acesso ao funcionamento mental escolhida por Freud (outros acessos utilizados posteriormente foram a agressividade e o conjunto de valores existenciais). Seu estudo, na Psicanálise, nunca ficou restrito ao comportamento sexual.
O conhecimento sobre a sexualidade humana foi enormemente ampliado com a exposição da sexualidade infantil, estudada por Freud como um desenvolvimento de início muito precoce e constituído por fases que se sucedem, mas que não se esgotam e perduram por toda a vida através dos traços de personalidade individuais. Neste sentido, a sexualidade infantil confunde-se com o desenvolvimento libidinal através de diferentes fases (oral, anal, fálica e genital) a partir das zonas erógenas.
Por sua vez, o desenvolvimento da libido não pode ser desvinculado das formas de funcionamento mental engendradas por cada etapa e que acabam por influir na escolha objetal e constituir as diferentes, e cada vez mais complexas, formas de relacionamento humano.

retorna