Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Regressão
 

Definição
Mecanismo inconsciente através do qual há um retorno a um funcionamento mental anterior.

Tipos
Regressão tópica: é aquela que ocorre em relação aos sistemas em funcionamento na mente. Está presente em todos os processos nos quais o estímulo caminha em direção oposta ao usual, como, por exemplo, nos sonhos, nas alucinações e na memória onde o pensamento caminha em direção ao polo perceptivo e não para o polo motor.
Regressão temporal: é aquela na qual são retomadas formas mais antigas de organização mental decorrente do retorno a formas anteriores de satisfação libidinal, a objetos anteriores e a formas anteriores de organização egóica.
Regressão formal: é aquela na qual as formas mais antigas de expressão e de representação (processo primário de pensar) voltam a predominar.  

Clínica
Fenômeno muito observado na clínica, costuma ocorrer em diferentes graus de intensidade conforme a situação existencial: na fadiga, no sono, em todos os estados de diminuição do grau de lucidez da consciência, em todos os casos de doença orgânica e em todos os estados de sofrimento físico e mental.
Segundo Abram Eksterman, a regressão é sempre um clamor pelo espaço de segurança, que originalmente foi criado na relação materno-infantil.

retorna