Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Idealização
 

Definição
Processo mental através do qual as qualidades e o valor do objeto são elevados à perfeição.

Histórico
A fase do narcisismo primário descrita por Freud em seu artigo de 1914 Sobre o Narcisismo: uma introdução (Edição Standard da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vol. XIV; Editora Imago) coincide com um momento de identificação primária com a mãe, de unidade com ela, num estado de satisfação e onipotência para o bebê. Com o início da constituição do eu, este estado é perdido, desencadeando sentimentos de desamparo e solidão. Os sentimentos de onipotência são, então, atribuídos aos pais gerando a idealização dos mesmos, base dos sentimentos de segurança e amparo necessários para a criança se desenvolver.
A idealização, particularmente a dos pais, faz parte da constituição das instâncias ideais (ego ideal e ideal de ego)

Clínica
Os sentimentos que acompanham este processo incluem a admiração, o temor reverencial, a veneração, o culto, a adoração e a escravização.
O uso defensivo da idealização foi estudada por muitos autores, especialmente por Melanie Klein, para quem a idealização do objeto serve como defesa contra a percepção dos impulsos destrutivos do objeto amado. Assim, a idealização do objeto está relacionada com a uma clivagem do objeto em objeto bom (idealizado) e objeto mau (negado).

retorna