Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 

Deslocamento
 

Definição
Propriedade que o sistema inconsciente apresenta de passar a intensidade de uma representação para outra, menos aflitiva, porém ligada à primeira por uma cadeia associativa.
Também designa o mecanismo de defesa inconsciente através do qual a mente redireciona a emoção ligada a um objeto perigoso para um outro mais seguro.

Histórico
Este conceito está presente desde o inicio da construção teórica de Freud sobre as neuroses. Foi amplamente estudado no texto  "A Interpretação dos Sonhos" (Edição Standard da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vols. IV e V, Ed. Imago, R.J.). É  apresentado no capítulo IV, dedicado à deformação onírica, e explicado no capítulo VI,  sobre o trabalho do sonho, onde ele é atribuído à censura existente entre os sistemas inconsciente e pré-consciente.
Esta liberdade de movimentação das intensidades afetivas entre as representações é uma das características do sistema inconsciente, e é explicada pelo ponto de vista econômico da metapsicologia freudiana.

Clínica
Este fenômeno que pode ser observado em todas as formações do inconsciente, como: sonhos, sintomas, atos falhos, lapsos etc.
Está na base da formação de substitutos, solução de compromisso muito presente na sintomatologia das neuroses obsessivas e fobias.

retorna