Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

Complexo

 

Definição
Conjunto organizado de representações e lembranças de forte valor emocional, parcial ou totalmente inconsciente.
É formado a partir das relações significativas da etapa infantil do desenvolvimento e influencia todos os níveis psicológicos: emoções, atitudes e comportamentos.

Histórico:
O próprio Freud atribuía o uso original deste termo a C. G. Jung (1875-1961). Ele foi  muito usado na época das experiências com associação de idéias, no início da Psicanálise. Em seu artigo de 1906 A Psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos (Edição Standard Brasileira da Obra Psicológica Completa de Sigmund Freud, vol. IX, Editora Imago, RJ), Freud escreveu “[...] a reação à palavra indutora não pode ser um produto do acaso, antes é forçosamente determinada, naquele que reage, por um conteúdo pré-existente de representações. Costumávamos chamar “complexo” a um conteúdo de representações capaz assim de influenciar a reação à palavra indutora.”
Atualmente está em desuso por ter começado a ser usado fora da Psicanálise para a tipificação psicológica. Exemplos são os assim chamados complexo de inferioridade, complexo de superioridade, complexo de Cinderela, complexo de Peter Pan e etc.
Na Psicanálise, este termo continuou a ser usado em praticamente dois casos: o “complexo de Édipo” e o “complexo de castração”.

retorna