Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 
Equipe
 
Direção Geral

 

Prof. Abram Eksterman
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1959, pós-graduado em Psiquiatria, Psicanálise, Psicossomática e Psicoterapia de Grupo. Dedicado, desde 1962, ao ensino e desenvolvimento da Medicina Psicossomática no Brasil. Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; participante, como relator oficial, de vários congressos nacionais e Internacionais. "full-member" da International Psychoanalytical Association, do Colégio Internacional de Medicina Psicossomática, da Federação Internacional de Psicoterapia, além de Sociedades congêneres no Brasil. Atualmente continua na direção do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e assistência desde 1962. Foi professor titular da disciplina de Psicologia Médica e da disciplina de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques até o final de 2006, idealizou e foi chefe do Departamento de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade Estácio de Sá, composto, este departamento, de dez disciplinas organizadas em ações integrais de saúde, onde permaneceu desde sua fundação (1997) até renunciar em dezembro de 2000. É, frequentemente, convidado para palestras e cursos em várias universidades e autor de numerosos trabalhos.

 
Chefia de Clínica

 

Psic. Rosinna Verta Bretas

Psicóloga com licenciatura e bacharelado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras do Rio de Janeiro (UGF) em 1974. Formada em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula em 1976. Especializações em Psicologia Médica pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, Psicologia Hospitalar e Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi psicóloga do Centro de Estudos, Treinamento e Aperfeiçoamento da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (1976-1979) e do Instituto de Hematologia do R.J. (1976-1980). Foi professora-assistente da disciplina de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico Educacional Souza Marques (voluntária, 1981-1983), do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UGF (1995) e do Curso de Especialização em Psicologia Médica do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (1990-1996). Coordenou e supervisionou várias equipes de Psicologia Médica em diferentes enfermarias do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Atualmente supervisiona as equipes de Psicologia Médica associadas às 22ª enfermaria (Serviço de Clínica Médica do Prof. Dr. Alfredo Burke), 4ª e 20ª enfermarias (Serviço de Clínica Médica do Prof. Dr. Milton Arantes). É Chefe de Clínica do C.M.P. desde 1996.

 
Supervisão Clínica

Dr. Decio Tenenbaum
Médico formado pela Escola Médica do Rio de Janeiro (UGF) em 1976, pós-graduado em Psiquiatria e Psicanálise. "Full-member" da Associação Psicanalítica International, Membro Efetivo, com funções didáticas, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, artigos publicados em revistas especializadas e autor dos livros "Investigando psicanaliticamente as psicoses" e "As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar". Representante do Brasil na “IPA Standing Conference on Psychosis of the International Pshychoanalytical Association, 1996 e 2002 e na IPA Committee for the World Health Organization, 2014-2017. Foi professor voluntário da Cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques durante o ano letivo de 1998 e professor da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento” da Cadeira de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá de março/1999 a dezembro/2000. Médico psiquiatra do Ministério da Saúde, lotado no Hospital Phillippe Pinel, onde exerceu varios cargos de chefia. Dedica-se voluntariamente ao Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro desde 1997 onde supervisiona as equipes de Psicologia Médica associadas à 3ª enfermaria (Serviço de Clínica Médica do Prof. Dr. Gerson Goldwasser), à 23ª enfermaria (Serviço de Cirurgia Geral do Prof. Dr. José Geraldo Loures Pereira) e à 29ª enfermaria (Serviço de Dermatologia do Prof. Dr. David R. Azulay. 

Dr. Giorgio Trotto

Médico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, com residência em Neurologia pelo Hospital dos Servidores do Estado. É Psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria, Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, "full-member" da International Psychoanalytical Association e Psicoterapeuta de Grupo pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo do Rio de Janeiro. Dedica-se voluntariamente ao Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde supervisiona as equipes de Psicologia Médica associadas ao CTI e à 25ª enfermaria, Serviço de Neurologia do Prof. Dr. Sergio Novis.

 

Dr. Sergio Costa Almeida
Médico formado pela Faculdadede Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1973, com pós-graduação em Psiquiatria (UERJ, 1974-75 e Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1976-79) e Psicanálise (Membro efetivo e analista didata da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e “full-member” da International Psychoanalytical Association. De 1976 a 1996 foi médico-perito e psiquiatra clínico do Instituto Nacional de Previdência e Assistência Médica, tendo desempenhado tais funções no serviço de perícia médica do INAMPS em Niterói, Rj, no Hospital Geral de Bonsucesso e no serviço de Emergências Psiquiátricas do INAMPS, na avenida Venezuela, Rio de Janeiro. Como professor de psicanálise participa ativamente, desde 1984, como professor da teoria freudiana em diferentes cursos ministrados pelo instituto de formação de candidatos da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Tem trabalhos publicados e apresentações em congressos especializados sobre as psicoses na obra de Freud, os aspectos teórico-clínicos da pulsão de morte e, mais recentemente, sobre os efeitos do trauma precoce na metapsicologia e constituição do ego, enfatizando a problemática psicossomática envolvida. Dedica-se voluntariamente ao Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde supervisiona a equipe de Psicologia Médica associada à 7ª enfermaria, Serviço de Clínica Médica do Prof. Dr. Mario Monjardim Castelo Branco.

 
Colaboradores voluntários

 

Psic. Fabiane von Adamovich
Psicóloga, formada pela Universidade Gama Filho em 1992, com Pós Graduação em Psicoterapia de Família e treinamento clínico com famílias de pacientes psicóticos no Serviço Psiquiatria do Hospital Pedro Ernesto da UERJ, colabora voluntariamente na coordenação da equipe de Psicologia Médica do C.M.P. associada à 25ª enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Seriço de Neurologia do Prof. Sergio Novis.

 

Psic. Concettina Gullo Barbosa
Psicóloga, formada pela Universidade Católica de Petrópolis em 1982, com Pós Graduação em Terapia de Famíia pela Universidade Candido Mendes. Colabora voluntariamente na coordenação da equipe de Psicologia Médica do C.M.P. associada à 24ª enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, Serviço de Neurologia do Prof. Dr. Sergio Novis.

 

Psic. Guilerme Salgado
Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e Membro Provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Participou das equipes de Psicologia Médica associadas à 24ª enfermaria, Serviço de Neurologia do Prof. Sergio Novis, e à 5ª enfermaria, Serviço de Clínica Médica do Prof. Homero Baratta. Atualmente é membro da equipe de Psicologia Médica associada à 23ª enfermaria, Serviço de Dermatologia do Prof. David Azulay.

 

Psic. Suzana da Fonseca Henrique
Psicóloga graduada em 2003 pela Sociedade Educacional Fluminense. Pós graduada em Psicopedagogia pela Universidade Gama Filho e em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá. Participou das equipes de Psicologia Médica associadas às 4ª e 20ª enfermarias, Serviços de Clínica Médica do Prof. Milton Arantes. Atualmente presta atendimento no ambulatório do C.M.P.

 

Psic. Maria Lúcia Martelotta Soares
Psicóloga graduada pela Universidade Veiga de Almeida. Participou da equipe de Psicologia Médica associada à 5ª enfermaria, Serviço de Clínica Médica do Prof. Homero Baratta. Atualmente é membro da equipe de Psicologia Médica associada à 29ª enfermaria, Serviço de Dermatologia do Prof. David Azulay.
 
Treinandos/b>
    Graduação
    Pós-graduação