Serviço de Psicologia Médica
Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

 
Equipe
 
Chefia de Clínica

 

Dr. Decio Tenenbaum
Médico formado pela Escola Médica do Rio de Janeiro (UGF) em 1976, pós-graduado em Psiquiatria e Psicanálise.
"Full-member" da Associação Psicanalítica International, Membro Efetivo, com funções didáticas, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, artigos publicados em revistas especializadas e autor dos livros "Investigando psicanaliticamente as psicoses" e "As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar".
Representante do Brasil na “IPA Standing Conference on Psychosis of the International Pshychoanalytical Association, 1996 e 2002 e na IPA Committee for the World Health Organization, 2014-2017.
Foi professor voluntário da Cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques durante o ano letivo de 1998 e professor da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento” da Cadeira de Psicologia Médica na Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá de março/1999 a dezembro/2000.
Médico psiquiatra do Ministério da Saúde, lotado no Hospital Phillippe Pinel, onde exerceu varios cargos de chefia. Dedica-se voluntariamente ao Serviço de Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro desde 1997 onde supervisiona as equipes de Psicologia Médica associadas à 3ª enfermaria (Serviço de Clínica Médica do Prof. Dr. Gerson Goldwasser), à 23ª enfermaria (Serviço de Cirurgia Geral do Prof. Dr. José Geraldo Loures Pereira) e à 29ª enfermaria (Serviço de Dermatologia do Prof. Dr. David R. Azulay. 
 
Consultor

Dr. Abram Eksterman
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1959, pós-graduado em Psiquiatria, Psicanálise, Psicossomática e Psicoterapia de Grupo. Dedicado, desde 1962, ao ensino e desenvolvimento da Medicina Psicossomática no Brasil. Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; participante, como relator oficial, de vários congressos nacionais e Internacionais. "full-member" da International Psychoanalytical Association, do Colégio Internacional de Medicina Psicossomática, da Federação Internacional de Psicoterapia, além de Sociedades congêneres no Brasil. Atualmente continua na direção do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e assistência desde 1962. Foi professor titular da disciplina de Psicologia Médica e da disciplina de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques até o final de 2006, idealizou e foi chefe do Departamento de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade Estácio de Sá, composto, este departamento, de dez disciplinas organizadas em ações integrais de saúde, onde permaneceu desde sua fundação (1997) até renunciar em dezembro de 2000. É, frequentemente, convidado para palestras e cursos em várias universidades e autor de numerosos trabalhos.

 
Colaboradores voluntários

 

Psic. Guilerme Salgado
Psicólogo, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio e Membro Provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. Participou das equipes de Psicologia Médica associadas à 24ª enfermaria, Serviço de Neurologia do Prof. Sergio Novis, e à 5ª enfermaria, Serviço de Clínica Médica do Prof. Homero Baratta. Atualmente é membro da equipe de Psicologia Médica associada à 23ª enfermaria, Serviço de Dermatologia do Prof. David Azulay.

 

Psic. Maria Lúcia Martelotta Soares
Psicóloga graduada pela Universidade Veiga de Almeida. Participou da equipe de Psicologia Médica associada à 5ª enfermaria, Serviço de Clínica Médica do Prof. Homero Baratta. Atualmente é membro da equipe de Psicologia Médica associada à 29ª enfermaria, Serviço de Dermatologia do Prof. David Azulay.

 

Psic. Ariane de Paula Andrade
Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Gestão pela Qualidade Total da Universidade Estácio de Sá. Formação em Coaching Executivo pelo Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo e em Teoria Cognitiva Comportamental pelo Centro de Psicologia Aplicada e Formação - Rio de Janeiro.  
 
Treinandos/b>
    Graduação
    Pós-graduação