Decio Tenenbaum    


Profissão: Médico

Nacionalidade: Brasileiro

Naturalidade: Rio de Janeiro

email: decio@tenenbaum.com.br


Graduou-se em Medicina pela Escola Médica do Rio de Janeiro (UGF) em 1976. Cumpriu o 6º ano da faculdade na forma de internato no Hospital Pinel, atual Instituto Philippe Pinel, e fez a Residência Médica no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Durante a residência, foi colaborador da cadeira de Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) ministrando seminários aos alunos do 4º ano médico durante o ano letivo de 1978.

Iniciou suas atividades laborativas como psiquiatra (civil) na 11ª enfermaria do Hospital Central da Marinha e no ambulatório de Niterói do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ). A atividade clínica privada como psiquiatra e psicoterapeuta foi iniciada em 1978; como psicanalista, em 1991. Foi designado para exercer as funções de perito psiquiátrico no Centro de Perícias Médicas do Hospital Central da Marinha quando este foi inaugurado, lá permanecendo nos dois últimos anos de sua atividade naquele hospital. Em seguida, participou brevemente da implantação da Unidade Integrada de Saúde Mental do Ministério da Marinha no Rio de Janeiro (UISM). 

Voltou a trabalhar no Hospital Pinel como plantonista do Setor de Atendimento de Urgência em 1983. Em 1985, foi convidado a exercer o cargo de Chefe do Setor de Atendimento de Urgência e, 1986, passou a acumular a função de diretor-substituto desse hospital. Aposentou-se em 2010.

Iniciou sua formação psicanalítica na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), filiada à International Psychoanalytical Association (IPA) em 1986. Nesse período fez parte da comissão de representação dos alunos eleita para o biênio 1987-1989. Após graduar-se como psicanalista (1991), exerceu vários cargos em diferentes diretorias da SBPRJ e como representante da SBPRJ em comissões internacionais da IPA. Foi qualificado a exercer atividades didáticas na SBPRJ em 1995 com a apresentação do trabalho “Investigando psicanaliticamente as psicoses”, publicado no forma de livro em 1999. Foi membro do conselho consultivo da Revista Brasileira de Psicanálise (1995-1997) e da Revista Trieb (1997-1999).

Seu envolvimento com a Medicina Psicossomática e a Psicologia Médica se iniciou em 1989 quando passou a trabalhar no Serviço de Medicina Psicossomática do Hospital Central do IASERJ, na época chefiado pelo Dr. Otelo Correa dos Santos Filho, onde permaneceu até 1999. Entre 1991 e 1995 foi cedido pelo IASERJ para exercer a atividade de supervisor no Serviço de Psicologia Médica do Hospital Pedro Ernesto da Cadeira de Psicologia Médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na época chefiado pelo Dr. Júlio de Mello Filho. Trabalhou no Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro sob a direção do Dr. Abram Eksterman, 1997-2019. Desde 1999 vem exercendo atividades didáticas ligadas à Medicina Psicossomática e Psicologia Médica em diferentes instituições de ensino no Rio de Janeiro e em outros estados. Atualmente chefia o Setor de Dermatologia Psicossomática do Instituto de Dermatologia Prof. Azulay no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Em 2015 concluiu o curso de Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH) do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) com a pesquisa “As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar”.

É autor de dois livros: “Investigando psicanaliticamente as psicoses”, publicado em 1999, com uma 2ª edição, revista e ampliada publicada em 2010, e “As principais tensões psicológicas presentes na prática assistencial hospitalar”, publicado em 2017. Tem apresentado trabalhos em congressos nacionais e internacionais.

Mantém-se exercendo a atividade clínica privada como psicanalista e as atividades de ensino e pesquisa na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro e no Instituto de Dermatologia Prof. Azulay, no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.